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Como funciona o nosso atendimento?

A proposta do nosso trabalho envolve o acompanhamento psicológico da criança, articulado com a presença dos pais e com à equipe da escola, bem como o diálogo entre os profissionais da equipe que fazem o acompanhamento, psicólogos e psicopedagogos. Assim a criança nunca é pensada de maneira isolada e o ambiente no qual ela está inserida é convidado a participar, pois pensamos que tanto a criança como o ambiente são protagonistas do processo de sua maturação psíquica. 

A criança a ser recebida na clinica é submetida a um processo de avaliação que decorre em cinco sessões, em algumas delas os pais é convocado a participar. O caso clinico é discutido em equipe e em seguida uma devolutiva é feita para os pais, com o intuito de apresentar o Projeto Terapêutico pensado para a criança, no qual se aborda as questões observadas de seu  funcionamento psíquico e  a direção do trabalho clinico a ser desenvolvida para o avanço de seu desenvolvimento maturacional psíquico.


- Atendimento pais-bebê | (Intervenção precoce 0-3 anos)


O atendimento de intervenção precoce tem como objetivo oferecer um espaço de acolhimento mãe-bebê, no qual seja possível trabalhar a relação parental junto com seu bebê, por meio de intervenções clinica de orientação psicanalítica. Atualmente pesquisas nos aponta sobre a necessidade de perceber que alguns sinais de criança pequena podem ser compreendidos como uma manifestação do bebê em sinalizar sua dificuldade de adaptação ao mundo (choros constantes, dificuldade de se inserir em uma rotina, angustias de separação dificuldades de estabelecer trocas interativas). A compreensão dessa linguagem pré-verbal do bebê é fundamental para impedir que se instale sinais de sofrimento psíquico, e mesmo algumas patologias mais graves como o autismo, que sirvam de entraves para o seu desenvolvimento global.
 

- Atendimento psicológico infantil


A criança nos comunica seu sofrimento por diversas maneiras; seja pela sua irritabilidade, pela sua agitação corporal, pelas suas intolerâncias à frustrações, pela dificuldade de aprendizagem ou mesmo por certos percalços na qualidade de suas relações sociais. Pensamos que por detrás desses comportamentos há um apelo de escuta e um pedido de ajuda; a proposta do atendimento psicológico de cunho psicanalítico é oferecer subsídios para a criança possa expressar em palavras o que ela nos comunica por sintomas em forma de sofrimento. Um trabalho com os pais e fundamental, para que eles possam também se sentirem fortalecidos e preparados para acompanhar a criança nessa sua auto percepção, onde a eliminação do sintoma não é compreendida apenas pelo anseio da padronização do comportamento, mas sim, pelo processo de maturação interna e psíquica da criança que permite seu verdadeiro crescimento.  


- Orientação parental 


O trabalho de orientação parental de cunho psicanalítico, propõe pensar a dinâmica de cada familiar em sua particularidade, em sua historicidade e em sua linguagem própria, regida por suas marcas transgeracionais e culturais. Estratégias de intervenções na dinâmica parental são construídas por uma escuta psicanalítica, que aborda também os lugares fantasmático ocupados pelas crianças, de modo que assim possamos pensar nas relações pelo viés de sua individualidade e não por meio de padrões de comportmanetos que devem ser seguidos sem a correlação com cada historia da parentalidade vivida pelos pais. 

- Atendimento Psicopedagógico

Crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem podem se beneficiar com a avaliação psicopedagógica; que por meio de um olhar atento à queixa familiar, escolar ou médica, somado às sessões avaliativas, reuniões com a equipe pedagógica da escola e com os eventuais especialistas; permite orientar os pais sobre a melhor forma de atuação para que eles possam avançar no campo da aprendizagem. O atendimento psicopedagógico também pode ser uma das maneiras de atuação do psicopedagogo, que busca estratégias para estimular a criança e o adolescente a realizar melhorias em relação aos aspectos cognitivos. Para isso os conduz ao fortalecimento das funções executivas, tão fundamentais para a aprendizagem. São elas: planejamento, organização, memória, concentração e controle das emoções frente os desafios escolares

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