O eu corporal – Módulo II | Contribuições de Geneviève Haag para a Clínica dos Primórdios e do Autismo
17 e 24 de setembro de 2025
|On-line via Zoom
Na terceira edição deste minicurso, a psicanalista Camila Saboia irá se aprofundar nos conceitos importantes da psicanalista francesa Geneviève Haag


Horário e local
17 e 24 de setembro de 2025
On-line via Zoom
Sobre o evento
Este minicurso tem como objetivo pensar o lugar do corpo na construção da subjetividade da criança. De que maneira as experiências sensoriais vivenciadas pelo bebê se organizam na direção de uma busca para a integração do seu eu corporal?
Se as experiências sensoriais são matéria prima para a construção do simbolismo, ou seja, a capacidade da criança de circular pelo campo da linguagem, propomos, a partir de uma abordagem transdisciplinar, pensar como a comunicação pré-verbal pode ser compreendida e traduzida pelo ambiente da criança.
As patologias contemporâneas na infância têm nos convocado a ampliar a nossa escuta clínica, priorizando a compreensão da expressão corporal da criança como uma comunicação do seu sofrimento. As agitações e manifestações turbulentas e estereotipadas sinalizam falhas no seu processo de subjetivação. Sendo assim, é necessário compreendê-las para saber quais manejos e intervenções são necessários para o avanço do trabalho terapêutico com a criança. No Módulo II deste minicurso, iremos retomar conceitos levantados no curso anterior e aprofundá-los enfatizando, sobretudo, a prática clínica.
Informações gerais
Datas: 17 e 24/09 (quartas-feiras)
Horário: Das 18h30 às 20h30
Carga Horária: 4h
Valor: R$ 390 (em até 3x s/ juros)
Plataforma: Zoom
Palestrante: Camila Saboia
Público-alvo: Profissionais da saúde e educação com percurso na psicanálise
*Não é necessário ter cursado o Módulo I
CAMILA SABOIA
Fundadora do Projeto Entrelacer – Psicanálise e Infância. Graduada em Psicologia pela PUC-SP, mestre e doutora em Psicopatologia e Psicanálise pela Université Paris VII e pós-doutora pelo IPUSP. Docente do Instituto de Psicanálise Sedes Sapientiae, membro diretivo da CIPPA Latinoamerica. Atualmente é professora convidada da Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da USP e membro da CIPPA-França. Autora do livro "O brincar como sinalizador de sofrimento psíquico" e de diversos artigos no campo da infância, atua como supervisora clínica e como psicanalista de pais-bebês, crianças, adolescentes e adultos em seu consultório particular.