Primeiros sábados do mês | On-line

Grupo de estudos: Psicanálise com Crianças - Das primeiras entrevistas ao tratamento | Com Daniela Taulois

Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica ISPA, Portugal. Especialista em Psicologia Clínica PUC RJ. Trabalhou em diversos hospitais públicos e privados. Colaboradora Pesquisa IRDI / APEGI – USP.

Horário e local

Primeiros sábados do mês
On-line

Sobre o evento

Encontros

Datas: primeiros sábados do mês

Horário: das 10h às 12h

Valor: a combinar com Daniela. 

Mais informações: danielataulois@gmail.com

As reuniões ocorrerão de forma online, via plataforma Zoom.

As primeiras entrevistas com a criança e seus pais são de crucial importância para a condução de sua análise. Este tempo  preliminar traz para a cena analítica o material com o qual se criam as condições de tratamento. Trata-se de implicação do sujeito com aquilo que o leva a entrar em análise. 

Este grupo visa discutir este primeiro tempo para a psicanálise com crianças, que chegam através do discurso de seus pais, trazendo a história familiar, pedidos e queixas, relatos e diagnósticos, para pensar a direção de seu tratamento.

Pela condição de serem trazidas ao tratamento, por vezes à sua revelia e desconhecimento, enunciadas por um discurso que não é o seu, mas de seus pais ou de quem as trouxe, a psicanálise com crianças exige um manejo clínico, uma escuta, com aquilo que poderá a levar a uma análise. 

Recolheremos na bibliografia específica, na prática clínica de consultório e hospitais da proponente do grupo e dos participantes, utilizando fragmentos clínicos, os aspectos essenciais para sensibilizar a escuta clínica a trabalhar no sentido de dar a voz à criança e sustentar os desdobramentos de sua fala, condição sem a qual sua análise nao poderá ocorrer.

Bibliografia: Freud, Lacan, M. Mannoni, F. Dolto, L. Bernardino, M. Faria, entre outros. 

Sobre a proponente

Psicanalista e Psicóloga pela PUC/RJ, com equivalência pela Universidade de Lisboa. Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA, Portugal. Pós-graduada em Psicologia Clínica pela PUC/RJ. Trabalhou na Santa Casa da Misericórdia e no Serviço de Psiquiatria do Hospital S. F. Xavier, em Lisboa, onde manteve seu consultório privado. Continuou sua formação em psicanálise e atuou como Mediatore Linguístico culturale com crianças em Milão. Trabalhou no Hospital do Servidor - SP, dedicando-se ao atendimento de crianças, onde supervisionou aprimorandas. Trabalhou por vários anos na Maternidade e UTI neo-natal Serv-baby, entre outros. É colaboradora na pesquisa IRDI/Apegi, coordenada por M. C. Kupfer - USP. Mantém sua formação no Fórum do Campo Lacaniano SP. Tem capítulos escritos em livros acerca da psicanálise com crianças. Atende como psicanalista em seu consultório em São Paulo. Dedica-se as questões da constituição psíquica, seus riscos e do infantil em psicanálise.

Compartilhe este evento

©2019 | Entrelacer Pscicanálise e Infância

Av. Rouxinol, 84 - Moema, São Paulo - SP, 04516-000, Brazil

Camila Saboia de Almada Lima Boulanger
CNPJ: 30.732.590/0001-08

CONTATO:

contato@entrelacer.com.br

(11) 98603-3133

POLÍTICA DE ENTREGA:

Data estimada de entrega dos produtos:
A partir de 1 dia / entrega imediata dos ingressos aos cursos e palestras, enviados para o e-mail cadastrado no ato da compra. 

POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E REEMBOLSO:

(1) O pedido de cancelamento poderá ser realizado em até 07 (sete) dias corridos, desde a data da aquisição, mediante solicitação através da seção "Contato" deste site. Caso o evento adquirido esteja marcada dentro deste período de sete dias, o pedido de cancelamento deverá ser efetuado pelo cliente até 03 (três) dias antes da data agendada para início do evento. De qualquer forma, não serão aceitos pedidos de cancelamentos realizados depois de ultrapassado o dia do evento (no-show).

(2) O prazo para devolução dos valores, solicitados dentro dos critérios acima, será de 15 à 30 dias uteis.