sáb., 07 de nov. | Reuniões online

Grupo de estudos: Psicanálise com Crianças - Das primeiras entrevistas ao tratamento | Com Daniela Taulois (1)

INÍCIO POSTERGADO PARA 3/10. Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica ISPA, Portugal. Especialista em Psicologia Clínica PUC RJ. Trabalhou em diversos hospitais públicos e privados. Colaboradora Pesquisa IRDI / APEGI – USP
A inscrição está fechada
Grupo de estudos: Psicanálise com Crianças - Das primeiras entrevistas ao tratamento | Com Daniela Taulois (1)

Horário e local

07 de nov. de 2020 10:00 – 12:00
Reuniões online

Sobre o evento

As primeiras entrevistas com a criança e seus pais são de crucial importância para a condução de sua análise. Este tempo  preliminar traz para a cena analítica o material com o qual se criam as condições de tratamento. Trata-se de implicação do sujeito com aquilo que o leva a entrar em análise. 

Este grupo visa discutir este primeiro tempo para a psicanálise com crianças, que chegam através do discurso de seus pais, trazendo a história familiar, pedidos e queixas, relatos e diagnósticos, para pensar a direção de seu tratamento.

Pela condição de serem trazidas ao tratamento, por vezes à sua revelia e desconhecimento, enunciadas por um discurso que não é o seu, mas de seus pais ou de quem as trouxe, a psicanálise com crianças exige um manejo clínico, uma escuta, com aquilo que poderá a levar a uma análise. 

Recolheremos na bibliografia específica, na prática clínica de consultório e hospitais da proponente do grupo e dos participantes, utilizando fragmentos clínicos, os aspectos essenciais para sensibilizar a escuta clínica a trabalhar no sentido de dar a voz à criança e sustentar os desdobramentos de sua fala, condição sem a qual sua análise nao poderá ocorrer.

Bibliografia: Freud, Lacan, M. Mannoni, F. Dolto, L. Bernardino, M. Faria, entre outros. 

Encontros

Datas: primeiros sábados do mês a partir de outubro (3/10, 7/11 e 5/12 de 2020; 9/1 e 6/2 de 2021).

Horário: das 10h às 12h.

Valor: a combinar com Daniela. 

Mais informações: danielataulois@gmail.com

As reuniões ocorrerão de forma online, via plataforma Zoom.

Sobre a proponente

Psicanalista e Psicóloga pela PUC/RJ, com equivalência pela Universidade de Lisboa. Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA, Portugal. Pós-graduada em Psicologia Clínica pela PUC/RJ. Trabalhou na Santa Casa da Misericórdia e no Serviço de Psiquiatria do Hospital S. F. Xavier, em Lisboa, onde manteve seu consultório privado. Continuou sua formação em psicanálise e atuou como Mediatore Linguístico culturale com crianças em Milão. Trabalhou no Hospital do Servidor - SP, dedicando-se ao atendimento de crianças, onde supervisionou aprimorandas. Trabalhou por vários anos na Maternidade e UTI neo-natal Serv-baby, entre outros. É colaboradora na pesquisa IRDI/Apegi, coordenada por M. C. Kupfer - USP. Mantém sua formação no Fórum do Campo Lacaniano SP. Tem capítulos escritos em livros acerca da psicanálise com crianças. Atende como psicanalista em seu consultório em São Paulo. Dedica-se as questões da constituição psíquica, seus riscos e do infantil em psicanálise.

A inscrição está fechada

Compartilhe este evento