top of page

Previsto para o 2° semestre de 2022

|

Inscrições em breve

Dos cuidados à intervenção: Transdisciplinaridade na clínica da infância

A equipe do Entrelacer e professores convidados apresentarão os conceitos que norteiam a clínica da intervenção precoce enquanto trabalho profilático e terapêutico, tanto no âmbito da saúde quanto da educação.

Dos cuidados à intervenção: Transdisciplinaridade na clínica da infância
Dos cuidados à intervenção: Transdisciplinaridade na clínica da infância

Horário e local

Previsto para o 2° semestre de 2022

Inscrições em breve

Sobre o evento

Este curso tem como objetivo apresentar os conceitos que norteiam a clínica da intervenção precoce enquanto trabalho profilático e terapêutico, tanto no âmbito da saúde quanto da educação. A partir de discussões teórico-clínicas, iremos abordar o papel do bebê no processo da construção de sua subjetividade e os sinalizadores de riscos psíquicos e de entraves do desenvolvimento da criança. Iremos fundamentar nosso trabalho a partir do referencial psicanalítico, apoiando-se sob a perspectiva do potencial da clínica transdiciplinar como uma ferramenta fundamental para se pensar a constituição da criança em sua integralidade. As discussões teórico-clínicas serão discutidas por meio de vídeos.

Duração: 13 encontros de 2h

Carga Horária: 26 horas

Aplicativo: Zoom

Público Alvo: Psicólogos profissionais da saúde e educação que se interessem pelas questões da infância.

Data: em breve

Objetivo: Sensibilização dos profissionais da saúde e da educação para as questões sobre o desenvolvimento psíquico da criança.

Coordenação: Camila Saboia

Palestrantes: Equipe Entrelacer e professores convidados - Bernard Golse (França), Inês Catão, Danielle Wanderley, Maria do Carmo Camarotti, Claudia Ravera (Uruguai), Lucila Pastorello e Lisa Ouss (França).

 

Sobre os professores: 

Camila Saboia Mestre e doutora em Psicopatologia e Psicanálise pela Université Paris VII - Denis Diderot e pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, onde atua como professora convidada na pós-graduação do departamento do PSA. Trabalhou como pesquisadora clínica no projeto Pile (Programa Internacional pela linguagem da criança- Hospital Necker/Paris, coordenado por Bernard Golse) e como pesquisadora na pesquisa IRDI- Creches. Docente do Instituto de Psicanálise Sedes Sapientiae, Membro da CIPPA (Coordenação Internacional de psicoterapeutas que trabalham com autismo- França) e RIEPP (coordenado por Marie Cristine Laznik). Membro fundadora do Entrelacer-Psicanalise & Infância, autora de diversos artigos no campo da clinica da infância.

Carla Metzner

Psicóloga graduada pela Universidade Paulista, mestra pela  Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, do qual é Membro do Departamento de Psicanálise e interlocutora do grupo de trabalho e estudos Ecos sobre o pensamento do psicanalista Víctor Guerra. Professora do CEP ( Centro de Estudos Psicanlíticos).

Daniela Toulois

Graduada em Psicologia pela PUC-RJ com equivalência da licenciatura pela Universidade de Lisboa. Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA, Portugal. Pós-graduada em Psicologia Clínica pela PUC/RJ. Colaboradora na pesquisa da USP "IRDI creches" (FAPESP/IPUSP).

Karina Soares

Graduada em psicologia pela PUC-MG, mestre em psicose e estados-limites pela Université de Paris VII Denis Diderot. É membro da associação “La cause des bébés”. Coordenadora do curso de extensão "Fundamentos psicanalíticos da primeira infância" e supervisora de estágio na pós-graduação em psicanálise na UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba).

Lucila Pastorello

Graduada em fonoaudiologia, mestre em Semiótica e Linguística Geral e doutora em Educação pela USP. Formação em Linguagem da Criança pela Universidade Sorbonne – Paris V. Finalista do prêmio Jabuti 2016.

Bernard Golse

Psiquiatra infantil e psicanalista da Associação Psicanalítica Francesa (APF), foi diretor do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital Necker-Efants Malades (Paris). Atualmente é presidente da Association Pikler-Lóczy France e presidente da CIPPA, autor de diversos artigos e livros na área.

Danielle Wanderley

Psicóloga e psicanalista, especializada em Psicopatologia do Bebê (Univ. Paris XIII), Psiquiatria Infantil (Univ.Paris V). Mestre em Psicanálise e Medicina ( Univ.Paris VII). Membro do Preaut e Rieppi. Coordenadora do Niip - Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia, autora de diversos artigos e livros na área.

Inês Catão

Psicanalista, médica psiquiatra da infância e adolescência, docente da Faculdade de Medicina da ESCS (DF) e membro da Escola Letra Freudiana (RJ). Pós-doutora em Psicologia Clínica e Patológica pela Universidade de Nice Sophia-Antipolis - França. Doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal, autora de diversos artigos e livros na área.

Maria do Carmo Camarotti

Psicológa é psicanalista. Mestra em Saúde Materno Infantil, especialista e formadora em Intervenção Precoce Pais - Bebê. Professora e supervisora em Clínica do bebê em cursos de pós graduação (FACHO e FAFIRE).

Membro da CIPPA - Coordination Internacionale entre Psychothérapeutes Psychanalystes s'occupant de personnes avec Autisme. Membro fundador da RIEPPI - Rede Internacional de Estudos de Psicanálise e Psicopatologia do Infans. 

Coordenadora do Ciclos da Vida - Centro de Formação e Acompanhamento (Recife), autora de diversos artigos e livros na área.

Claudia Ravera 

Claudia é psicomotricista e mestra em "Clínica da Perinatalidade e Transtornos dos vinculos precoces pela Universidade de Aix en Provence- França). Membro da ALOBB, docente do Curso de Observaçõs na Primeira Infância organizado por Victor Guerra em 2010, no Uruguai.  Autora de inúmeros artigos  sobre o trabalho da psicomotricidade na clinica com crianças e  do livro " Clinica da Psicolotricidade do bebê".

Lisa Ouss 

Psiquiatra infantil e psicoterapeuta, trabalha no serviço de psiquiatria do Hospital Necker Enfants Malade (Paris - França) doutora em Psicopatologia e Psicanálise pela Universidade de Paris 7, professora associada desta mesma universidade. Trabalha na interface entre psiquiatria, neurodesenvolvimento e psicanálise, autora de diversos artigos e livros na área.

 

Compartilhe este evento

bottom of page