Abril a Junho/ 2021 | On-line

Dos cuidados à intervenção: transdisciplinaridade na primeira infância

A equipe do Entrelacer e professores convidados apresentarão os conceitos que norteiam a clínica da intervenção precoce enquanto trabalho profilático e terapêutico, tanto no âmbito da saúde quanto da educação.
O registro está fechado
Dos cuidados à intervenção: transdisciplinaridade na primeira infância

Horário e local

Abril a Junho/ 2021
On-line

Sobre o evento

Este curso tem como objetivo apresentar os conceitos que norteiam a clínica da intervenção precoce enquanto trabalho profilático e terapêutico, tanto no âmbito da saúde quanto da educação. A partir de discussões teórico-clínicas, iremos abordar o papel do bebê no processo da construção de sua subjetividade e os sinalizadores de riscos psíquicos e de entraves do desenvolvimento da criança. Iremos fundamentar nosso trabalho a partir do referencial psicanalítico, apoiando-se sob a perspectiva do potencial da clínica transdiciplinar como uma ferramenta fundamental para se pensar a constituição da criança em sua integralidade. As discussões teórico-clínicas serão discutidas por meio de vídeos.

Duração: 10 encontros de 1h30

Carga Horária: 15 horas.

Aplicativo: Zoom

Público Alvo: Psicólogos profissionais da saúde e educação que se interessem pelas questões da infância.

Data:

Às segundas feiras: 12/04, 19/04, 26/04, 03/05, 10/05, 17/05, 24/05, 31/05, 07/06 e 14/06/2021

Horário: Das 18h30 às 20h

Objetivo:

Sensibilização dos profissionais da saúde e da educação para as questões sobre o desenvolvimento psíquico da criança.

Coordenação: Camila Saboia

Palestrantes: Equipe do Projeto Entrelacer e Professores convidados (Claudia Mascarenhas, Wagner Ranna, Maria Cristina Machado Kupfer, Eliane Sisla, Maria Cristina Oliveira (Tina) e Lucila Pastorello)

Valor: R$ 720 (em até 3 vezes no cartão de crédito)

Conteúdo Programático:

  • Aula 1 - 12/04/2021: As competências do bebê e seu papel no processo da subjetivação da criança (Camila Saboia)
  • Aula 2 -19/04/2021: O bebê não existe sozinho... e na detecção, avaliação e atendimento? (Claudia Mascarenhas)
  • Aula 3 - 26/04/2021: O diagnóstico e a subjetividade na primeira infância (Wagner Ranna)
  • Aula 4 - 03/05/2021: Percalços da subjetividade e os indicadores de Intersubjetividade. (Carla Metzner)
  • Aula 5 - 10/05/2021: Os desdobramento dos IRDIS na atuação clínica (Daniela Toulois)
  • Aula 6 - 17/05/2021: A linguagem na primeira infância: como o fonoaudiólogo intervém ? (Lucila Pastorello)
  • Aula 7 - 24/05/2020: Aspectos da integração sensorial na infância e seu impacto no comportamento e aprendizagem (Maria Cristina Oliveira)
  • Aula 8 - 31/05/2020: O bebê no ambiente coletivo: aportes de Dolto e de E. Pikler (Karina Soares e Eliana Sisla)
  • Aula 9 - Aula 07/06/2021: O espaço da creche como auxiliar na constituição psíquica do bebê.(Maria Cristina Machado Kupfer)
  • Aula 10 - 14/06/2021: Sofrimento Psíquico na infância: retraimento depressivo e retraimento autístico na criança pequena (Camila Saboia)

Sobre os professores:

Camila Saboia Mestre e doutora em Psicopatologia e Psicanálise pela Université Paris VII - Denis Diderot e pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, onde atua como professora convidada na pós-graduação do departamento do PSA. Trabalhou como pesquisadora clínica no projeto Pile (Programa Internacional pela linguagem da criança- Hospital Necker/Paris, coordenado por Bernard Golse) e como pesquisadora na pesquisa IRDI- Creches. Membro da CIPPA ( Coordenação Internacional de psicoterapeutas que trabalham com autismo- França) e RIEPP ( coordenado por Marie Cristine Laznik). Membro fundadora do Entrelacer-Psicanalise & Infância

Claudia Mascarenhas

Psicóloga, psicanalista, membro do Espaço Moebius de Psicanálise (BA), doutora em psicologia clínica (USP) e mestre em filosofia (Unicamp). Diretora clínica do Instituto Viva Infância. Autora de diversos artigos no campo da intervenção precoce.

Wagner Ranna

Wagner Ranna é pediatra, psiquiatra e psicanalista ( Instituto Sedes Sapientae) Especialista em Psicossomática e Clínica da Primeira Infância.

Carla Metzer

Psicóloga graduada pela Universidade Paulista. Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, do qual é Membro do Departamento de Psicanálise e interlocutora do grupo de trabalho e estudos Ecos sobre o pensamento do psicanalista Víctor Guerra. Atualmente está no programa de mestrado na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

Daniela Toulois

Graduada em Psicologia pela PUC-RJ com equivalência da licenciatura pela Universidade de Lisboa. Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA, Portugal. Pós-graduada em Psicologia Clínica pela PUC/RJ. Colaboradora na pesquisa da USP "IRDI creches" (FAPESP/IPUSP).

Maria Cristina de Oliveira (Tina)

Terapeuta Ocupacional formada pela PUC Campinas, mestre em Ciências Médicas, pela Unicamp, ex-coordenadora da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), onde atuou na área de neuropediatria. Especializou-se no Conceito Neuro Evolutivo Bobath e Baby Course e em Integração Sensorial pelo (SIPT Certified Therapist) pela Sensory Integration International (SII) USA (1999-2002); e posteriormente pela Universidade do Sul da Califórnia - Divisão de Ciência e Terapia Ocupacional e Western Psychological Services (2013-2014). Autora de artigos e capítulos de livros na área de Terapia Ocupacional e membro da instituição TOI em São Paulo. Divide atualmente a pratica clínica com supervisões na área de Integração Sensorial de Ayres e cursos introdutórios sobre esta abordagem

Karina Soares

Graduada em psicologia pela PUC-MG, mestre em psicose e estados-limites pela Université de Paris VII Denis Diderot. É membro da associação “La cause des bébés”. Coordenadora do curso de extensão "Fundamentos psicanalíticos da primeira infância" e supervisora de estágio na pós-graduação em psicanálise na UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba).

Eliana Sisla

Psicóloga pela PUC de São Paulo com pós-graduação em Psicologia Social pela Sorbonne, Paris V. Atua na formação continuada de profissionais da Educação Infantil, gestores, supervisores, professores, pelo Instituto Avisa lá, nas áreas de gestão pedagógica, saúde, cuidado e bem estar. É membro fundadora da Rede Pikler Brasil.

Maria Cristina Kupfer

Professora titular do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia da IPUSP. Pesquisadora FAPESP. Membro fundador do Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida.

Ingressos
Preço
Qtd
Total
  • Esgotado
    Curso
    R$720
    R$720
    0
    R$0
Esse evento está esgotado.

Compartilhe este evento